Centro Ecológico Ipê – Serra / Litoral Norte

O Centro Ecológico é uma ONG que desde 1985, trabalha para viabilizar avanços sustentáveis na produção agrícola, mediante a adoção de tecnologias alternativas orientadas pela filosofia da preservação ambiental e da justiça social. Através de visitas, reuniões, cursos e oficinas de capacitação e planejamento, o Centro Ecológico Ipê assessora organizações de agricultores familiares na produção, processamento e comercialização de alimentos ecológicos. Uma decorrência natural deste trabalho é a busca do resgate e manejo da biodiversidade agrícola e alimentar, o estímulo à organização de produtores e consumidores, o desenvolvimento de mercados locais para produtos ecológicos e o estímulo a formulação de políticas públicas que incentivem uma agricultura sustentável.

Missão Institucional

Promover a prática de uma agricultura ecológica tendo como objetivos:

1) a preservação / reconstituição das bases ecológicas de sustentação dos agroecossistemas e dos ecossistemas naturais a eles vinculados;

2) a viabilização econômica e social da agricultura familiar;

3) a construção de relações solidárias, transparentes e justas entre os diferentes agentes envolvidos na produção de alimentos;

4) fortalecimento da autonomia e cidadania das populações rurais e urbanas na construção de uma economia ecológica, popular e solidária, e de um desenvolvimento social baseado na valorização do trabalho e no respeito à vida em suas diferentes manifestações.

Áreas de atuação

O Centro Ecológico concentra hoje sua atuação em duas regiões agroecológicas distintas do Estado do Rio Grande do Sul: a Serra e o Litoral Norte. Cada uma destas regiões possui características socioambientais diferenciadas, o que tem contribuído para alimentar um esforço permanente de reflexão sobre os princípios da agricultura ecológica e sua forma de operacionalização em contextos específicos.

Informações
Informações